sábado, 2 de outubro de 2010

Ficheiros de Texto e Ficheiros Binários

Como tinha prometido, hoje vou anunciar a minha nota do teste do módulo 6 - "Apontadores", não foi má mas podia ser melhor se tivesse mais atenta...
Eu tive 15 valores,   mas o último exercício que era a traçagem do exercício cadeia tive 1 ponto de 5, o que demonstra que ate podia ter sigo melhor pois já consegui fazer a traçagem....
Mas prontos, não me queixo porque em outros testes sabia melhor e tinha piores notas....
Depois de receber o teste e fazer a auto-avaliação e a hetero-avaliação, continuamos a realizar um mapa mental que tínhamos começado na aula passado sobre o conceito ficheiro.
Através do programa e-mapa, fizemos um esquema com o conceito ficheiro e outros. Tenho a dizer que aprendi uma coisa nova...

O ficheiro pode ser de dois tipos: ficheiro de texto e ficheiro binário. Quer os ficheiros binários quer os de texto armazenam os dados como sequências de bits. A diferença entre eles é que  um ficheiro binário é processado como uma sequência de bytes, enquanto um ficheiro de texto é processado como uma sequência de caracteres.
Os caracteres dos ficheiros de texto são representados no código ASCII enquanto que num ficheiro binário a representação usada é muito mais completo que o outro, pois são representados por 16 bits, por 32 bits ou até por mais.  (ex. word)

....

Entre outras ligações que tínhamos falado no dia anterior...

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=tQjYYdup7po

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecia que não escrevessem comentários estúpidos no meu blog.
      Obrigado

      Eliminar