Excepções são problemas que acontecem no código que desviam o fluxo normal de instruções. Ou seja, excepções são tratamento de erros que podem acontecer no decorrer do programa.
Que podem ser :
1) Erro de compilador ou erro de sintaxe;
2) Problemas de lógica;
3) Erros em tempo de execução .
A classe “Exception” é a superclasse de todas as classes de excepções. Assim, caso não se saiba qual excepção adequada no bloco catch para realizar o tratamento, basta colocar a Exception que consegue capturar qualquer tipo de excepção que ocorra no bloco try. Ou então pode-se colocar a propriedade “Message”, que devolve uma mensagem de texto que descreve a excepção, ou “HelpLink”, que devolve ou define a ligação para um ficheiro de ajuda com mais informação sobre a excepção ou então “Source” que devolve ou define o nome do objecto (ou aplicação) que deu origem à excepção.
O bloco “finally” é opcional. Pode ser colocado se identificarmos alguma instrução que deve ser executada tanto no caso de ocorrer uma excepção ou não.
Usa-se “throw” quando quer-se “levantar” uma excepção.
Usa-se “throws” quando não quer-se colocar um bloco try/catch num código que exige tratamento de excepções. Dessa forma, a responsabilidade de realizar esse tratamento é passada para o método que realizou a chamada para o método onde ocorreu o problema.
O tratamento de erros é realizado basicamente com estrutura try/catch. No bloco “try” coloca-se o código que suspeita-se ocorrer algum erro. No bloco “catch” coloca-se o código de tratamento do erro, por exemplo, uma mensagem para o utilizador. Pode-se ter vários blocos catch para o mesmo try, pois no mesmo bloco try podem ocorrer mais de um tipo de excepção, cada uma sendo tratada no seu bloco catch correspondente.
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